5 DISTOPIAS SOBRE TECNOLOGIA

Além de utilizar-se de artefatos tenológicos para a realização das grandes produções cinematográficas, o cinema também trata do tema "tecnologia" em suas tramas. A presença da tecnologia nas distopias pode ser encontrada de forma crítica ou metafórica. Através dos filmes, podemos perceber como os avanços tecnológicos têm influência direta no comportamento social e pessoal dos indivíduos. Pensando nisso, separamos uma lista com cinco distopias, que utilizam de tecnologia na sua trama, para nos ajudar a refletir sobre a presença desses artefatos na sociedade.


SÉRIE JOGOS VORAZES ("The Hunger Games Series", 2012, Gary Ross)


A saga de 4 filmes, apresenta uma sociedade pós-guerra que aprende a manipular a tecnologia e utiliza-se desse conhecimento como forma de domínio sobre a população. Um grupo de pessoas luta contra esse sistema através da tecnologia.

READY PLAYER ONE ("Jogador N°1", 2018, Steven Spielberg)


Nos mostra um universo onde a tecnologia entra em contraponto com as condições socioeconomias, e um jogo de realidade virtual pode definir o destino de alguns jogadores na vida fora do dispositivo. 

WHAT HAPPEND TO MONDAY ("Onde Está Segunda?", 2017, Tommy Wirkola)


Apresenta uma sociedade totalmente controlada e vigiada pelo governo, que lida com a crise de superpopulação controlando a taxa de natalidade, além de todos os passos dos cidadãos.

HER ("Ela", 2013, Spike Jonze)



Conta a história de um homem solitário que começa a desenvolver uma relação sentimental com a máquina e se apaixona pelo seu sistema operacional.

BLADE RUNNER (1982, Ridely Scoot )


A distopia propõe um pensamento crítico e filosófico acerca da ética humana na era dos robôs, uma vez que quase não há como diferenciá-los facilmente dos humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas